quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Redes sociais: para as marcas, não é mais uma questão de escolha

Empresas como Coca-Cola, Starbucks e Dell acertam o passo nas mídias sociais e tornam-se exemplos de como impactar cada vez mais consumidores

Estar presente em redes sociais hoje não é mais uma questão de escolha. Toda marca está, positiva ou negativamente, sendo citada na internet pelos canais que estiverem mais próximos de seus consumidores. É por isso que ter uma boa estratégia de relacionamento com os usuários nesses ambientes pode fazer toda a diferença, seja para marcas grandes e conhecidas, seja para as emergentes.

Segundo um estudo da Forrest Reserch, a previsão é de que até 2014, os investimentos em marketing online encostem em US$ 55 bilhões, representando 21% do total de gastos em marketing. As campanhas envolvendo mídias sociais devem crescer a uma taxa anual de 34%, mais rápido do que qualquer outra forma de marketing online. Depois dessa previsão, é preciso fazer bonito. De nada adianta investir para expandir fronteiras em mídias sociais se não houver um bom programa de ações para atrair o público-alvo e gerar um bom sentimento.

Marcas mundiais como Coca-Cola, Starbucks, Dell, Dunkin' Donuts, JetBlue e The History Channel estão fazendo para se comunicar com seus consumidores em espaços online e o impacto dessas ações para o nome e os negócios das empresas.

Cris Simon, de exame.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Turma de Formandos de Gestão de RH - 2010

Fomandos em Gestão de RH - 2010, da FATEC - Comércio. Prontinhos para o Mercado.
Parabéns a todos por mais está etapa. SUCESSO!!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como Utilizar Bem os Sites de Compras Coletivas

Tenho recebido muitas perguntas, de empresários, sobre as vantagens e desvantagem dos sites de compras coletivas. Aí, vão algumas dicas:
- Esta nova modalidade de comércio, nada mais é que uma nova estratégia promocional, num veículo já conhecido, o e.acommerce. Ou seja: alguns sites, viabilizam compras, com descontos vantajosos, no intuito de levar o cliente à empresa, para que ele possa conhecê-la, conhecer seus produtos e serviços. Isto, em Marketing, chama-se Promoção, da mesma forma que: propaganda, publicidade e outras, geradas em canais, diferentes, de mídias, no intuito de comunicar ao mercado que a sua empresa existe e o que ela tem para oferecer;
- Para que isto se viabilize, o veículo (site de compras), necessita de escala, já que a sua remuneração é feita sobre um percentual da receita gerada pelas vendas;
- Para a empresa que contrata este serviço a escala também é importante, pois quanto mais clientes aderirem à promoção, maiores serão as possibilidades de se conseguir a fidelização de clientes, aumentando assim a sua carteira;
- O preço deste tipo de promoção não é baixo e, por isto, o empresário deve adotar algumas estratégias para tirar a maior vantagem possível, do evento, fazendo com que o mesmo não se torne, apenas, um canal para os opotunistas, caçadores de promoção. Eis algumas dicas:
a) A promoção deverá estar alinhada com a estratégia da empresa: Missão, Visão, Posicionamento Mercadológico...
b) Deverá ser estipulado, com antecendencia, o número de clientes a serem captados, de acordo com a disponibilidade de atendimento, estoque e capital a ser investido. Lembre-se que: levar um cliente à sua empresa e atendê-lo mal, vai ocasionar um efeito contrário ao esperado.
c) Planejar a estrégia que será adotada, na concessão dos descontos. O valor da oferta, não deverá ser o mesmo de produtos e serviços existentes na empresa, pois isto atrairá os caçadores de descontos ou fará com que o cliente leve apenas o valor contratado, não permitindo ganhos adicionais com a promoção.
d) Estas ofertas devem permitir que o cliente pague um pouco mais para adquirir o bem desejado, criando-se vínculos com o cliente e diminuindo o preço pago pela promoção.
e) Lembre-se que: a promoção, apenas coloca o cliente dentro da sua empresa. A conquista deste cliente e a sua fidelização, está nas suas mãos. Para isto, você deve estar preparado para recebê-lo, com uma equipe de atendimento bem treinada, estoque bem abastecido, mix de produto variado e um bom programa de relacionamento.
Desta forma, o Site de Compra Coletiva é um excelente aliado da estratégia de marketing da sua empresa e deve ser utilizado como um eficaz canal promocional.
Bom proveito, sucesso!

José Luciano S. Furtado

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

TV e impresso perdem espaço para mídias digitais nos EUA

Em busca de tendências, eMarketer analisou os dados de dezenas de empresas de pesquisa

Claudia Penteado, do
São Paulo - Um consumidor é capaz de dedicar apenas um limitado volume de horas de seu dia a assistir televisão, ler jornais e navegar na internet. Ao longo do tempo, como era de se esperar, seu comportamento em relação às mídias vem se transformando.
Em busca de tendências nos Estados Unidos, o eMarketer analisou os dados de dezenas de empresas de pesquisa, usando uma variedade de metodologias, e traçou uma série de estimativas que revelam quanto de seu tempo os consumidores gastaram em todos os grandes meios de comunicação entre 2008 e 2010.
Entre os resultados: o tempo médio gasto com todos os grandes meios de comunicação combinados aumentou de 10,6 horas em 2008 para 11 horas em 2010, de acordo com a eMarketer. TV e vídeo (não incluindo vídeo online) capturaram a maior parte da atenção: cerca de 40% em cada ano. A participação da internet cresceu de 21,5% para 23,5%, assim como de mobile - de 5% para 7,5%. A proporção de tempo gasto com revistas e jornais oscilou entre 10% e 7,5%, enquanto rádio, videogames, filmes nos cinemas e mídia exterior, diminuiu.
Em 2010, os consumidores gastaram uma média de 4 horas e 24 minutos por dia assistindo TV e vídeo, permanecendo conectados por 2 horas e 35 minutos. Os dispositivos móveis receberam uma média de 50 minutos de atenção diária, o mesmo volume de tempo alocado para jornais e revistas juntos. O eMarketer prevê que o tempo gasto com aparelhos móveis continuará a crescer, ultrapassando a mídia impressa.
Como era de se esperar, o tempo gasto com dispositivos móveis está crescendo mais rápido do que o dedicado às demais mídias. Em 2010, os consumidores gastaram 28,2% mais tempo com dispositivos móveis. O aumento em 2009 em relação ao ano anterior foi de 21,9%. O tempo gasto na internet aumentou moderadamente, porém de maneira constante no período analisado: em torno de 6% por ano, desde 2008. Todos os demais grandes meios de comunicação apresentaram declínios de atenção por parte dos consumidor: TV e vídeo perderam 1,1% em 2010, enquanto jornais e revistas perderam 9,1% cada.
Os dispositivos móveis tendem a ganhar cada vez maior atenção, enquanto TV, mídia impressa e rádio devem perder lentamente espaço para a mídia digital. Os analistas da eMarketer recomendam que os anunciantes fiquem atentos às tendências de comportamento de mídia dos consumidores para planejar suas estratégias para os próximos anos.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Software Gratuito Ajuda Empreendedor Individual a Controlar Finanças

AcompanhEI é distribuído gratuitamente pelo Sebrae do Distrito Federale e ajuda no controle de receitas e despesas

Suendi Peres, da Agência Sebrae de Notícias


Brasília - O Sebrae no Distrito Federal criou um sistema de computador para ajudar no controle financeiro dos empreendedores individuais. O software, denominado AcompanhEI, é distribuído gratuitamente e ajuda no domínio de receitas e despesas, facilitando a entrega da declaração anual do Imposto de Renda.
O sistema foi desenvolvido para disseminar a cultura do planejamento, incentivando a boa gestão. O software atende às exigências da legislação vigente do Empreendedor Individual. Com o AcompanhEI, é possível avaliar se o negócio é rentável ou não, além de verificar as possibilidades de investimento para crescer. O software funciona como introdução à gerência das micro e pequenas empresas. Quem utiliza o AcompanhEI aproveita outros benefícios. O usuário pode verificar se cumpre os pré-requisitos do programa Empreendedor Individual pelo limite de faturamento anual.

Para utilizar o programa não é necessário ser um especialista em informática. O sistema foi especialmente criado para atender a todos os empreendedores, inclusive os mais leigos. Bastam dez minutos diários para registrar os lançamentos da empresa. Há ainda a possibilidade de fazer os lançamentos semanalmente ou mensalmente, o que fica a critério do empresário, que deve ter anotado o valor de suas vendas no período desejado e as notas fiscais dos insumos.

Quem não tem acesso à internet pode buscar um CD ROM com o AcompanhEI nos postos de atendimento do Sebrae no Distrito Federal. Não é necessário estar conectado à rede para utilizá-lo. Os empreendedores que têm acesso à internet podem optar por baixar o software pelo site www.df.sebrae.com.br. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.