quinta-feira, 12 de março de 2009

Preciso me Atualizar

Cheguei a esta conclusão, após constatar que nada sei de cultura geral. Vou explicar o porquê.

Nos treinamentos que ministro, sempre procuro abordar temas atuais, de conhecimento público, para exemplificar as teorias propostas. Procuro falar sobre algo, como: crise financeira mundial e seu combate pelo governos americano e europeu, impacto da mesma sobre o Brasil e suas consequências, a crise entre Israel e Palestina, 50 anos da resistência do Tibet à invasão Chinesa e outros assuntos atuais.

Porém, os olhares a mim dirigidos, me fazem sentir como se estivesse falando grego. O assunto de domínio público, dentro da sala de aula, geralmente é: a novela Caminho das Indias, as “tramas” do Big Brother Brasil 23 (sei lá se o número é este, mas deve ser por aí) e outros temas, do meu total desconhecimento.

Com isto, cheguei a conclusão acima: estou nadando contra a corrente cultural. O importante não é mais saber o que se passa no nosso país e no mundo e que pode modificar a nossa vida substancialmente e sim, quem será o próximo a ser expulso da casa do BBB, ou quem a vilã da novela vai prejudicar desta vez. Esta constatação me aflige de sobremaneira pois, até hoje, sempre preferi um noticiário a uma novela ou reality show, na TV. Preciso urgentemente mudar meus hábitos ou estarei fora do contexto cultural vigente no país.

País desenvolvido é país com educação e, ao meu ver, nesta, está incluída a cultura geral. Como um país pode ser desenvolvido, quando a sua população, passa grande parte do seu tempo ocioso vendo este tipo de entretenimento, aos invés de ler um bom livro, assistir a um bom filme, ou mesmo ler um jornal ou revista (nestas não estão incluídas as revistas de fofocas, com artistas famosos e socialites emergentes)?

Como será que este bando de alienados, que somente dá notícias destas fantasias passadas pelos programas televisivos de baixo nível, conseguirá sobreviver neste mundo globalizado e competitivo? Podemos ter uma certa noção, ao nos depararmos com as pérolas contidas em provas de universitários, amplamente divulgadas na internet como motivo de galhofa ou, pelo índice de aprovação nos concursos da OAB.

Precisamos de cultura para o nosso povo e não esta bobajada que temos assistido nas TVs. Precisamos de livros, documentários, noticiários, que façam nossos jovens pensarem, se motivarem, para tornar a sua vida e a nossa vida, melhor de se viver.

Mas até lá, vou ter que me interar da trama da novela das 8:00 e saber quem será o próximo a deixar a casa do BBB.

 

José Luciano S. Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário