quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mais Cirque du Soleil

Na semana passada, falamos sobre os cinco atributos exigidos de todos os integrantes do Cirque du Soleil, o que permite que tanto funcionários quanto executivos trabalhem de forma unificada e sejam avaliados da mesma maneira.

Como recebi inúmeros e-mails pedindo mais informações sobre o trabalho de gestão de pessoas do Cirque, resolvi dar continuidade ao tema, falando, agora, a respeito do que se espera hoje dos funcionários e como são trabalhados os cinco atributos em cada nível hierárquico. Acompanhe-os, José:

Colaboradores, técnicos e profissionais:

  • Questionam-se sobre os processos e maneiras existentes de executar as tarefas com o objetivo de aprimorá-las e simplificá-las.
  • Identificam os problemas e trazem soluções para eliminá-los.
  • Fazem trocas e estão abertos a novas ideias ou maneiras de fazer.
  • Não hesitam em propor soluções criativas, imaginativas ou práticas para melhorar seu trabalho ou o da equipe.
  • Participam da avaliação dos trabalhos, impactos e riscos da implementação de novas soluções sobre sua atuação e de seu grupo.

Supervisores e chefes:

  • Ouvem, organizam e estimulam ideias que podem oferecer um valor agregado ao seu setor, seja em performance, eficiência, agilidade ou qualquer outro aspecto.
  • Reforçam o partilhar de ideias em sua equipe e com os outros grupos.
  • Apoiam a busca e a implementação de soluções mais favoráveis, sempre organizando a avaliação dos trabalhos, impactos e riscos.
  • Mostram distanciamento para analisar os desafios e encontrar respostas mais apropriadas.

Executivos:

  • Adotam perspectivas diferentes e ideias inovadoras para levar a instituição mais longe.
  • Apoiam a pesquisa e a implementação de soluções mais favoráveis em todos os setores da organização.
  • Estimulam a audácia e a decisão pelo risco, tolerando os erros em limites razoáveis.
  • Tiram seus colaboradores de sua área de conforto para favorecer a renovação e a abertura.
  • Elaboram estratégias e planos de ação, apoiando-se num diagnóstico sólido e factual da situação.

A cultura de sua companhia pode ser diferente da do Cirque du Soleil, José. Entretanto, isso não impede que vocês lembrem-se de:

  • Demonstrar por meio de paixão e ações o desejo de contribuir para o sucesso da empresa.
  • Ser responsável pelos seus resultados e pelo impacto do seu trabalho sobre o resultado dos outros.
  • Mostrar através de suas ações e relacionamento com os outros que está comprometido e respeita a cultura e os valores da companhia.
  • Construir e manter uma relação de confiança e colaboração com seus colegas.
  • Visar a excelência, propondo e praticando ações que permitam à empresa ser mais ágil e eficiente.

Depois, é só se preparar para colher os louros do sucesso, assim como faz o Cirque du Soleil. Boa sorte!

Um grande abraço,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

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