quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pare de empurrar a sujeira para baixo do tapete!

Quando eu era criança, costumava ajudar minha mãe com as tarefas domésticas. Certo dia, ela me pediu para varrer a sala, mas eu já tinha combinado de brincar com minhas amigas. Então, para terminar logo e ir ao encontro delas, empurrei toda a sujeira embaixo do tapete, assim seria mais rápido.


Logo que terminei, fui brincar feliz da vida. No dia seguinte, recebemos visitas em casa e uma pessoa precisou levantar o tapete para procurar algo que havia perdido. E o que apareceu? A sujeira que empurrei embaixo do tapete. Minha mãe, muito envergonhada, pediu desculpas às pessoas e lançou um olhar fulminante sobre mim. Assim que as visitas foram embora, ela chamou a minha atenção, pediu para eu não fazer mais aquilo e me deu o seguinte castigo: “Uma semana sem brincar com suas amigas”.

Lembrei-me dessa história porque estava pensando em como temos a capacidade de transformar pequenos problemas em coisas bem maiores e como isso prejudica nossa vida pessoal e profissional. Na década de 70, M. Scott Peck escreveu em seu livro A trilha menos percorrida que o grande erro que as pessoas cometem é acreditar que os problemas irão embora sozinhos. Ledo engano, eles permanecem e, muitas vezes, tornam-se piores que eram. “A maioria dos nossos grandes problemas resulta do fato de não termos enfrentado previamente os pequenos ou nos dedicado à verdade.”

Como você tem cuidado das pequenas dificuldades que aparecem em sua vida? Faça uma reflexão e avalie se as piores situações pelas quais já passou ou está passando não são resultados de um pequeno problema que você não resolveu ou deixou de lado. Não adie as soluções que necessita, não deixe que pequenas dificuldades se tornem maiores nem crie grandes monstros em sua vida. Afinal, quanto maiores os problemas, mais tempo e energia precisarão ser investidos para solucioná-los! 

Então, que tal escolher um pequeno problema e buscar uma solução para ele agora mesmo? Faça isso como exercício! Mas lembre-se de pensar nisso sempre a fim de evitar que você passe por grandes dificuldades em função de não ter solucionado algo pequeno. Não empurre a sujeira para baixo do tapete!


Karen Jardzwski
Redatora-chefe da revista Motivação
karen@motivaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário