terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como Utilizar Bem os Sites de Compras Coletivas

Tenho recebido muitas perguntas, de empresários, sobre as vantagens e desvantagem dos sites de compras coletivas. Aí, vão algumas dicas:
- Esta nova modalidade de comércio, nada mais é que uma nova estratégia promocional, num veículo já conhecido, o e.acommerce. Ou seja: alguns sites, viabilizam compras, com descontos vantajosos, no intuito de levar o cliente à empresa, para que ele possa conhecê-la, conhecer seus produtos e serviços. Isto, em Marketing, chama-se Promoção, da mesma forma que: propaganda, publicidade e outras, geradas em canais, diferentes, de mídias, no intuito de comunicar ao mercado que a sua empresa existe e o que ela tem para oferecer;
- Para que isto se viabilize, o veículo (site de compras), necessita de escala, já que a sua remuneração é feita sobre um percentual da receita gerada pelas vendas;
- Para a empresa que contrata este serviço a escala também é importante, pois quanto mais clientes aderirem à promoção, maiores serão as possibilidades de se conseguir a fidelização de clientes, aumentando assim a sua carteira;
- O preço deste tipo de promoção não é baixo e, por isto, o empresário deve adotar algumas estratégias para tirar a maior vantagem possível, do evento, fazendo com que o mesmo não se torne, apenas, um canal para os opotunistas, caçadores de promoção. Eis algumas dicas:
a) A promoção deverá estar alinhada com a estratégia da empresa: Missão, Visão, Posicionamento Mercadológico...
b) Deverá ser estipulado, com antecendencia, o número de clientes a serem captados, de acordo com a disponibilidade de atendimento, estoque e capital a ser investido. Lembre-se que: levar um cliente à sua empresa e atendê-lo mal, vai ocasionar um efeito contrário ao esperado.
c) Planejar a estrégia que será adotada, na concessão dos descontos. O valor da oferta, não deverá ser o mesmo de produtos e serviços existentes na empresa, pois isto atrairá os caçadores de descontos ou fará com que o cliente leve apenas o valor contratado, não permitindo ganhos adicionais com a promoção.
d) Estas ofertas devem permitir que o cliente pague um pouco mais para adquirir o bem desejado, criando-se vínculos com o cliente e diminuindo o preço pago pela promoção.
e) Lembre-se que: a promoção, apenas coloca o cliente dentro da sua empresa. A conquista deste cliente e a sua fidelização, está nas suas mãos. Para isto, você deve estar preparado para recebê-lo, com uma equipe de atendimento bem treinada, estoque bem abastecido, mix de produto variado e um bom programa de relacionamento.
Desta forma, o Site de Compra Coletiva é um excelente aliado da estratégia de marketing da sua empresa e deve ser utilizado como um eficaz canal promocional.
Bom proveito, sucesso!

José Luciano S. Furtado

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