segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como você se vê daqui a 5 anos?

Entrevista de emprego: como você se vê daqui a 5 anos?

O que responder quando o entrevistador questiona sobre como você imagina o seu futuro profissional

Camila Lam, de
São Paulo - Em um processo de seleção, o que você imagina que o entrevistador quer saber quando ele pergunta: “Como você se vê daqui a 5 anos?” Parece simples de responder, mas só parece. Saiba que eles esperam obter descobrir várias informações somente com esse questionamento.
Segundo especialista, a partir dessa questão, o recrutador consegue identificar seu perfil técnico e pessoal. Então, até vale ser objetivo. Mas é preciso muito critério par Por mais que você responda, por exemplo, de forma breve que pretende chegar ao cargo de diretor ou CEO daquela empresa, talvez não seja a melhor alternativa. Isso porque o recrutador quer identificar o seu perfil técnico e pessoal.
A Exame.com consultou especialistas em recrutamento e entrevistas para ajudar a responder essa pergunta da melhor maneira.
Quais são os meus objetivos?
Antes da entrevista, faça questionamentos como: Qual o seu nível de ambição? Que caminho você gostaria de percorrer durante esse período? Você quer se tornar especialista em alguma área ou você quer se tornar um gestor e virar CEO da empresa?
“Essa é uma pergunta aberta, e não para sim ou não”, resume Daniela Ribeiro, gerente da divisão de engenharia da Robert Half.
Lucas Toledo, headhunter da Michael Page, diz que a pergunta em si também é preparatória para a etapa seguinte.
O entrevistador vai querer saber quais são suas competências técnicas desenvolvidas e quais você ainda tem de desenvolver para chegar ao posto que deseja. Faça uma reflexão. O auto conhecimento é a chave da resposta.

Plano de carreira
Pesquise sobre os cargos e qual a linha de progressão da sua carreira. Lucas recomenda: “sempre procure pensar nos seus dois próximos passos. Se você é analista júnior, você quer chegar ao cargo de analista sênior e depois ao de coordenador”.
Ele ainda acrescenta que, especialmente quando há uma mudança de emprego muito drástica, o candidato tem que ter uma visão de carreira clara.
Qual o perfil da empresa?
É essencial que o candidato entenda para qual companhia está se apresentando.
Por isso, analise o perfil da empresa. Ela tem características de uma empresa mais familiar? Ou é uma companhia que está no auge do crescimento, com cargos de rápida ascensão?
A ambição do candidato tem de estar alinhada com a da companhia.
O que não fazer?
O candidato deve evitar se projetar para uma vaga que não existe. Daniela diz que o profissional pode não ser o melhor candidato para aquela oportunidade, mas ele tem de ter consciência dos seus pontos fortes e fracos.
Seja honesto. Quais habilidades você espera desenvolver durante esse período de 5 anos? “Isso nos facilita de posicionar o candidato no lugar certo”, explica.
Não é recomendável que você transpareça que não sabe o que quer. Responda de forma consistente. Por ser uma pergunta que é normalmente feita mais para o final da entrevista, o entrevistador quer saber se o profissional está se candidatando ao cargo correto ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário