terça-feira, 29 de novembro de 2011

Porque o setor de Varejo e Serviços não faz greve?


Tenho sido questionado sobre o fato do setor de Varejo e Serviços não fazer greve para melhoria salarial, conforme comportamento de outras categorias.

O que posso dizer é: nós vivemos num pais capitalista onde impera a lei da oferta e da procura, ou seja, nós valemos de acordo com a nossa raridade no mercado, o que quer dizer: a procura ser maior que a oferta.

O setor de varejo e serviços está carente de mão de obra qualificada, gerando desta forma, uma demanda reprimida muito grande e, por isto mesmo, este setor está disposto a pagar preços altos por esta mão de obra. Acontece que, a grande maioria dos empregados no setor, não têm nenhum diferencial competitivo que os destaquem dos concorrentes e, por isto mesmo, valem pouco no mercado.

Caso você ache que está ganhando pouco, na empresa em que trabalha, você tem duas alternativas:
-       Se tiver uma proposta melhor de outra empresa, tente negociar o seu salário com seus patrões. Não conseguindo o pleiteado, peça demissão e vá para a outra empresa que valoriza mais o seu trabalho;
-       Mas, se você não tem nenhuma proposta melhor de salário, é porque o seu trabalho não vale mais do que lhe pagam, ou, talvez, você esteja ganhando até mais do que merece. Neste caso, procure se capacitar, criando um diferencial competitivo para o seu trabalho, fazendo com que ele se torne raro no mercado e, por isto mesmo, mais valorizado.
José Luciano S. Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário