segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

7 Dicas para Fazer uma Promoção Imperdível

Por Mariana Congo (PEGN - Extreme Makeover - http://colunas.pegn.globo.com/extrememakeover/2011/12/19/7-dicas-para-fazer-uma-promocao-imperdivel/) 19/12/2011
Dezembro e janeiro são, tradicionalmente, meses de promoções. Se antes do Natal as empresas costumam oferecer brindes ou realizar sorteios, no primeiro mês do ano a maioria aproveita para liquidar os estoques.
É preciso ser criativo para fazer diferente e chamar a atenção dos consumidores. O ideal é que o planejamento de uma promoção comece ao menos seis meses antes da execução, aponta o professor de marketing José Luciano Silveira Furtado, da Faculdade de Tecnologia do Comércio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Todo o esforço pode ser facilmente recompensado: pesquisa do Instituto Popai Brasil mostra que uma promoção bem feita é capaz de aumentar as vendas em até 200%. O professor José Luciano diz que pequenas e médias empresas estão investindo sua verba de marketing mais em promoções e menos em propaganda. “A propaganda está ficando muito cara e comum”, analisa.
Enquanto a publicidade funciona para despertar o desejo de compra, a promoção estimula essa vontade e ao mesmo tempo oferece um motivo racional para que o cliente coloque a mão no bolso. Embora não exista receita para criar uma boa estratégia, o professor de marketing lista algumas dicas para alcançar bons resultados:
1 – O pior tipo de promoção é dar descontos. “Na verdade, o desconto cria maus clientes”, diz José Luciano. Segundo ele, o consumidor que busca esse tipo de promoção não é fiel à empresa, mas sim aos descontos.
2 – Troque o desconto por algo que gere fidelidade ou frequência. Em vez de diminuir em 10% o preço, crie um cupom do tipo “a cada dez compras. ganhe uma grátis”.
3 – Promoções atraem novos clientes, mas eles só serão fieis se também encontrarem bom atendimento.
4 – Qualquer época do ano é válida para promoções, mas é bom aproveitar os grandes feriados, quando geralmente os consumidores estarão mais propensos a gastar.
5 – Faça promoções criativas. “O valor no mercado se dá pela raridade”, observa José Luciano. Quanto mais diferente for a sua promoção, mais ela despertará no cliente o desejo de comprar.
6 – O objetivo de uma promoção não deve ser apenas atrair novos consumidores, mas também aumentar o valor médio da compra (tíquete médio). As promoções são uma forma de recompensar os clientes fieis, para que eles continuem ligados à empresa.
7 – Planeje com antecedência. Isso não elimina a possibilidade de algo dar errado, mas diminui consideravelmente o risco.

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