quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Incentivos em Busca de Resultados.


Veja, nesta matéria da revista LIDERANÇA, as estratégias que empresas vêm adotando para Incentivar a Busca de Resultados.
Use a sua criatividade e motive a sua equipe em 2012:


Incentivos e Resultados III

publicado em 28/12/2011
Mensalmente, a revista Liderança (www.lideraonline.com.br) publica uma seção conhecida como Incentivos e Resultados. Seu propósito é descobrir e contar ideias, novidades e iniciativas sobre motivação e inspiração de pessoas, aplicadas em diversas empresas e que podem ser úteis à sua instituição. Os exemplos a seguir foram divulgados pela revista na edição de novembro/dezembro deste ano:
Vale um voucher– Diante da dificuldade de encontrar profissionais qualificados e com o perfil procurado pela empresa, a gestora de RH da distribuidora de vinhos e alimentos finos Casa Montez, Clarissa Fagundes, implementou um sistema em que cada funcionário que indica alguém para uma vaga ganha um voucher para consumo em estabelecimentos parceiros. Caso a pessoa indicada seja contratada e permaneça na empresa por pelo menos seis meses, o funcionário ganha nova premiação. “Atuamos em um setor em que é cada vez mais difícil encontrar o perfil necessário de colaborador, por isso, a ajuda de funcionários que já conhecem nosso sistema é tão importante e devidamente premiada”, destaca a gestora.  
Foco na qualidade de vida e no ambiente agradável – Proporcionar um ambiente agradável, incentivar e oferecer melhor qualidade de vida foram os principais objetivos da Cadastra, primeira agência de Search Engine Marketing do País, ao iniciar uma série de campanhas de endomarketing com seus colaboradores. Entre as ações sazonais realizadas estão: especiais de Dia da Mulher, Dia do Trabalho, Páscoa, Dia da Pizza, festas, campanhas de doação, além de uma série de ações fixas durante os calendários semanais e mensais.
A Cadastra também estabeleceu outras políticas que funcionam como endomarketing, auxiliando no desenvolvimento dos profissionais, como: plano de cargos e salários atrelado ao programa de avaliação de desempenho, cursos de inglês in company, cursos de pós-graduação, treinamentos específicos, entre outros. Para Priscila Albrecht, analista de RH da Cadastra em São Paulo, essas campanhas são importantes para que os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos pela empresa. “Acreditamos que por meio dessas ações o profissional se sente parte integrante da companhia. Para nós, é muito importante que ele perceba que a empresa se preocupa com sua saúde ao realizar a ginástica laboral, por exemplo. Além do que, tais ações refletem, mesmo que indiretamente, na qualidade e na dedicação às suas atividades”, afirma.
Café com o presidente – A Pure Bros, empresa de tecnologia móvel, iniciou a série de eventos Café com o Presidente – uma prática comum em grandes corporações para fortalecer e alinhar as estratégias da empresa, por meio de um canal de comunicação direto com o principal executivo da organização. Na Pure Bros, os encontros têm uma hora de duração e reúnem, informalmente, os colaboradores de diversas áreas para um bate-papo com o CEO Fernando Dias. O objetivo é promover um momento de integração, de troca de ideias e debate sobre a empresa e o mercado. “É importante estreitar o relacionamento e desenvolver ações em grupo de forma colaborativa. Além de ser mais um canal de comunicação, tira-se também o estigma de o CEO ser inatingível”, garante o presidente.
Pepsico aposta no engajamento para reter talentos – Com o aquecimento do mercado e a busca pelos melhores talentos, a Pepsico, fabricante dos produtos das marcas Quaker®, Coqueiro®, Elma Chips®, entre outros, está atenta não apenas em atrair profissionais capacitados, como também em oferecer programas para engajá-los, capacitá-los e retê-los. Para tanto, desenvolveu no Brasil um programa inédito de gestão de talentos chamado Roket (Retention of Key Talents, ou Retenção de Talentos-chave, em português), que identifica os profissionais considerados críticos para a companhia e diagnostica quais são os fatores que os engajam e que os retém na empresa. Quer saber como funciona o Roket? Acesse o nosso site, na seção Lidera Pluswww.lideraonline.com.br/artigo/50925-incentivos-e-resultados.html e descubra esse diferencial.
Um grande abraço, um próspero 2012 e até a semana que vem.
Júlio Clebsch
Editor da revista Liderança

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