sábado, 11 de dezembro de 2010

É Preferível Perder a Venda, do Que o Cliente

É preciso, com urgência, mudar o foco das vendas do produto para o cliente e as necessidades dele, principalmente em relação à fidelização e satisfação. Esse foi um dos principais conselhos que cerca de quarenta comerciários e quatro empresários receberam durante o curso de Técnicas de Vendas, que a CDL-Betim ofereceu de 8 a 11 de novembro em sua sede.
O instrutor é um expert parceiro da entidade lojista desde 2006: José Luciano Furtado.

Ele é MBA em Gestão Estratégica de Varejo e professor da Faculdade de Tecnologia do Comércio (Fatec), em Belo Horizonte, além de consultor do Sebrae-MG e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Hoje a oferta está maior que a procura e, por isso, temos que trabalhar em cima do relacionamento com o cliente”, afirma o expert em Técnicas de Vendas. 

“É preferível perder a venda que perder um cliente a longo prazo”. Essa foi uma das recomendações dadas na parte expositiva do curso, que incluiu exercícios simulados de planejamento de vendas. 
Não é à toa que uma das mensagens que a Peça A Loja – que a CDL-Betim apresentou na cidade no dia 28 de outubro deste ano – deixa que a ética ajuda a fidelizar clientes.
Na outra parte do treinamento, os participantes formaram grupos. Cada agremiação recebeu o mesmo produto e teve que vendê-lo aos demais, que agiam como consumidores exigentes. “O grupo que consegue estabelecer mais valor para o produto acaba ganhando”, conta José Luciano. 

“Dessa maneira, fica claro para todos que o diferencial competitivo é o atendimento”.
O professor contou que os participantes do curso da CDL-Betim foram excelentes e muito interessados. José Luciano destacou o fato de quatro empresários também terem participado do curso, além de suas equipes de vendas. De acordo com ele, isso é o ideal.
“Muitas vezes os vendedores saem daqui com novas ideias, mas não conseguem colocar todas em prática”, explica o MBA. 

“O chefe, sabendo dessas ideias e onde elas se baseiam, pode facilitar muitas coisas”.
“É preferível perder a venda do que um cliente a longo prazo”
Em curso da CDL-Betim, especialista recomenda: "o lucro deve vir da satisfação plena do consumidor".



Jornal da CDL - Betim; dez/2010
www.cdlbetim.com.br

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