quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Todos os Caixas Têm de Ser Mau Humorados? - 2

No dia 25/11/2010, escrevi uma coluna sobre o mesmo assunto, sobre o qual gostaria, gostaria de voltar a comentar.
Na época, uma amiga, morando no Canadá, fez um comentário sobre a sua experiência, trabalhando como caixa naquele país. Neste comentário, ela relata a predileção pelos estrageiros, com curso superior, que estejam no país, estudando ou fazendo intercâmbio, para o desempenho da tarefa, alertando, também, pelos melhores salários do que os pagos no Brasil (vide a matéria neste blog).
Na época, discordei da sua posição, dizendo que: o salário, quem faz é o próprio colaborador, em cima do "diferencial competitivo" apresentado por ele. O que ainda julgo correto.
Pois bem, voltei ao assunto por estar seriamente preocupado com o mau humor dos caixas, principalmente os responsáveis pelos checkouts de supermercados e padarias. Alguns, que até pouco tempo chamavam a atenção pelo bom humor e gentileza no atendimento, têm se transformado em profissionais amargos, secos e reclamões (muitas vezes reclamando da empresa na frente dos clientes).
Pergunto a vocês, como posso comprar produtos de uma empresa que não consegue vender a sua imagem a seus funcionários?
Antes de vender a empresa para os clientes externos, ela precisa ser vendida para os clientes internos, para que estes repassem aos primeiros, a credibilidade de seus produtos e serviços.
O que tenho visto, são empresas preocupadas em treinar sua "Força de Vendas", esquecendo-se que, a venda faz parte do "Atendimento" e que este é dado por toda a empresa e não somente pelos vendedores.
Empresários, preocupem com o Marketing Interno da sua empresa e pelo atendimento dispensado, não só aos clientes externos, mas também aos internos. Preocupem-se mais com o clima organizacional da sua empresa, pois este, impacta diretamente sobre as vendas.

José Luciano S. Furtado

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