sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Franquia é garantia de sucesso?


Tenho recebido alguns questionamentos sobre a garantia de sucesso das franquias, como negócio. O que tenho respondido é:
Se você tem vontade de abrir seu próprio negócio, isto, talvez, seja um indicativo de um perfil empreendedor, mas veja bem:
- Adquirir e administrar uma franquia não garante seu sucesso no negócio, mas apenas, diminui seus riscos. A franquia nada mais é que: um negócio que já foi testado e deu certo. O franqueador cede ao franqueado, mediante o pagamento de uma taxa, a experiência que teve no seu negócio. Cabe agora ao franqueado tocar este negócio, baseado nos seus conhecimentos e no seu perfil.
- Minha sugestão:
1 – Avalie seu perfil: Você é empreendedor?  Você está disposto a correr riscos calculados para alcançar seus objetivos? Você está disposto a dedicar seu tempo integral ao novo negócio (pelo menos no princípio)?
2 – Caso sua resposta seja positiva, faça um excelente Plano de Negócio, pois, o que separa o risco do perigo é um planejamento bem feito.
Para aprender a fazer e colocar em prática seu Plano de Negócio, busque capacitar-se através de cursos: bacharelado em Administração, tecnológico nas áreas de Gestão, ou mesmo cursos de extensão nas áreas específicas de sua carência.
3 – Escolha muito bem a sua franquia, buscando informações junto a entidades da classe e franqueados que já operam o negócio há algum tempo. Lembre-se que o tipo de negócio deve ser compatível com as suas competências e habilidades.
Depois destes cuidados, a possibilidade de sucesso do seu negócio, com a aquisição de uma franquia, será grande.
Boa sorte!

José Luciano S. Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário