quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A arte da gestão de pessoas no Cirque du Soleil 

Um grupo formado por jovens criadores, empreendedores, artistas, artesãos e pessoas de rua vindos da comunidade. Um desejo de reinventar as artes circenses, criando novas experiências e apresentando espetáculos em todo o mundo. Assim, nasceu o Cirque du Soleil, José.

Sonho que se transformou em uma das empresas mais rentáveis e admiradas do mundo, além de um dos maiores cases em gestão de pessoas da atualidade. Afinal, são mais de 4 mil colaboradores de 40 nacionalidades e 25 idiomas diferentes.

Uma das maiores necessidades era alinhar a avaliação de todos os colaboradores à cultura da companhia, mas isso só aconteceu quando o processo foi baseado nos valores da empresa. Com a participação dos funcionários, chegou-se a cinco atributos, que hoje refletem a essência de tudo que é o Cirque du Soleil. Além disso, permitem que tanto colaboradores quanto executivos trabalhem de forma unificada e sejam avaliados da mesma maneira.

  • Apaixonado – Para permanecer inovador e continuar fascinando o público, a paixão é essencial tanto nos bastidores como em cena, sob os toldos e também nos estúdios, oficinas e escritórios. Diante dos desafios e obstáculos, a paixão é o mecanismo que faz as ideias brotarem, os projetos ganharem forma e o circo se tornar o Cirque.
  • Responsável – O sucesso do Cirque depende da contribuição de cada um, mas ela só conduzirá ao sucesso se for feita de forma responsável. Negar os limites do possível é ir sempre mais longe, porém respeitando a integridade, saúde e segurança dos outros.
  • Comprometido – Demonstrar todos os dias, em todas as ações e no relacionamento com as outras pessoas que respeitar a cultura e os valores da companhia é estar comprometido com a instituição e com os colegas.
  • Participante da equipe – O crescimento do Cirque continua e, com ele, vem o aumento de colaboradores de origens e culturas diferentes. Para vencer os desafios, que ainda estão por vir, é preciso mais que nunca combinar as forças, estabelecer pontes e sempre manter os canais de comunicação abertos para que a diversidade continue sendo um diferencial competitivo.
  • Criativo – Desde o início, os desafios são o coração e o pulmão do Cirque. O desejo de negar os limites e constantemente reinventar faz com que a empresa, hoje, seja um modelo no mundo dos negócios.

Que tal seguir o exemplo do Cirque du Soleil e rever a forma de avaliar seus colaboradores, José? Será que o que você espera de cada um está alinhado com os valores da sua empresa? A cultura de sua organização pode não ser a mesma do Cirque, porém isso não o impede de colocar em prática as lições da companhia que hoje é uma das maiores referências universais em liderança e gestão de pessoas.

Um grande abraço,

Cleverson Uliana
Redator-chefe da revista Liderança
cleverson@lideraonline.com.br

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