sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Despesa ou Investimento?

   Um dos assuntos que mais preocupam as pessoas ultimamente, é a crise por que passa o país e de como isto está afetando a vida de todos e das empresas em geral.

Conforme as reclamações, um dos setores mais atingidos é o de vendas no varejo.

Segundo alguns, o setor está passando por sérias dificuldades, que deverão se agravar e se não for acudido a tempo, não sobreviverá.

Seguindo estas premissas, órgãos como o SEBRAE, SENAC, CDLs, ACIs, entre outros, vêem propor ajuda para que estas empresas possam, através da tecnologia disponível e experiências acumuladas pelos segmentos em que atuam, encontrar soluções para os seus problemas. Mas de nada adiantará, se a empresa não quiser participar destes programas propostos, ou por comodidade ou avareza.

Vejamos um exemplo comparativo:

Uma senhora sente, ao tomar banho, que tem um pequeno caroço na mama. Ela se preocupa, mas não toma nenhuma providência. Com o passar do tempo, ela nota que o antes pequeno nódulo, já se transformou num caroço do tamanho de uma ervilha. Ainda mais preocupada, ela vai adiando a visita ao médico, prevendo que o mesmo irá pedir exames e propor tratamento, que custará dinheiro e tempo. Assim ela continua a sua vida, até que aquele caroço, já do tamanho de uma azeitona, começa a doer e a incomodar. Ela, então, resolver procurar o médico, que lhe informa que possivelmente ainda poderá salvar a sua vida, mas que, como o tumor já se espalhou por outras áreas do corpo, o tratamento será mais doloroso, oneroso e caso consiga salva-la, ficarão seqüelas irreversíveis.

No mesmo dia, uma outra mulher, num auto-exame, verifica um pequeno intumescimento no seio. Imediatamente ela procura um médico que lhe pede uma mamografia, onde é detectado um tumor maligno. Ele recomenda uma cirurgia imediata para a retirada do tumor e após, um tratamento radioterápico. Ela se interna imediatamente e realiza todos os procedimentos recomendados. Após alguns meses, ela está completamente curada, saudável e sem nenhuma sequela, que é o mais importante.

Assim também acontece com as empresas. Algumas se previnem fazendo o auto-exame e quando verificam que alguma coisa pode estar errada, imediatamente procuram um suporte como, por exemplo, uma consultoria ou um programa de apoio às empresas, para que o seu mal possa ser diagnosticado o quanto antes e possam ser propostas soluções para tratá-lo de forma a corrigi-lo a tempo. Nestes casos, o tratamento é barato e completamente eficaz.

Já outras empresas, apesar de toda a divulgação dos serviços de apoio às micro e pequenas empresas e com seus problemas agravados devido ao adiamento de procura de soluções, tentam desesperadamente fugir do inevitável, ou seja, a sua morte eminente, que neste ponto, possivelmente não poderá mais ser evitada e os tratamentos, nestes casos, poderão ser bastante caros e dolorosos, além de ineficazes.

Procure lembrar destes exemplos, quando precisar de apoio para a sua empresa. Prevenir é melhor que remediar, já diziam nossos avós.

Pode ter certeza, dinheiro gasto com consultoria e treinamento não é DESPESA é INVESTIMENTO, com retorno rápido e garantido.

 

José Luciano S. Furtado

WOli Cons. e Treinamento Ltda

  joselu@woli.com.br

   www.woli.com.br

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