quarta-feira, 9 de maio de 2012

Caixas que fecham quando estou na fila...

Tenho recebido alguns questionamentos sobre o fato de, em lojas de departamento, alguns caixas fecharem quando os clientes estão na fila de pagamento.
Realmente, isto acontece em lojas que aplicam as técnicas de Merchandising.
Merchandising, para quem não sabe, são técnicas de promoção dentro do "Ponto de Venda", visando torná-lo uma ferramenta de vendas.
Baseado no estudo do "Comportamento do Consumidor", o Merchandising estimula a decisão de compra, através de ações que visam incentivar a permanencia do cliente no PDV, seja: pela criação de um ambiente lúdico, ou por outros artifícios, como o layout que o faz percorrer toda a loja, ou ainda a permanencia, por um tempo determinado, nas filas do caixa, fazendo com que fique exposto a toda uma gama de produtos que geram compra por impulso. Por este motivo, assim que o atendimento do caixa ultrapassa, para mais ou para menos, os tempos limites estipulados, a gerencia abre e fecha os check outs, conseguindo assim controlar o tempo de exposição dos clientes aos mostruários de conveniência, como proporcionar aos mesmos tempo para lembrarem de mais algum item esquecido.
Mas estas ações têm que ser bem dosadas pois, o limite entre o tempo de espera conveniente e o insuportável é mínimo e, uma experiência inesquecível, até então positivamente, se torna inequecível negativamente, fazendo com que o cliente não compre, não volte mais e ainda: faça propaganda negativa da sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário