sábado, 7 de maio de 2011

iPad 3, da Apple, poderá ter tela 3D

A Apple já registrou pelo menos duas patentes relacionadas com imagens tridimensionais e, em Hollywood, há quem considere 100% certo que o próximo iPad terá tela 3D  

Maurício Grego, de


São Paulo — A possibilidade de a Apple adotar tecnologias de imagem 3D vem sendo debatida desde que se descobriu que a empresa da maçã registrou patentes relacionadas com isso. Nesta semana, a discussão se intensificou depois que o site RCR Wireless publicou declarações de uma profissional de Hollywood. "O fato de que o iPad 3 vai ser 3D é totalmente certo", disse ela.
O RCR não revela quem é sua fonte misteriosa. Mas ela teria contado, ao site, que os estúdios de Hollywood estão correndo freneticamente para preparar um acervo de filmes em 3D a ser oferecidos no iPad 3. Rumores vindo da China reforçam essa informação. Eles indicam que a Foxconn, que fabrica o iPad para a Apple, estaria se preparando para fazer uma versão com tela 3D.
A primeira das patentes de tecnologia 3D registradas pela Apple descreve uma tela que permite a visualização de imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais. Foi aprovada em novembro do ano passado, mas o pedido de registro foi feito muito antes, em 2006. A segunda patente é sobre uma pequena câmera para captação de imagens estereoscópicas. Tudo indica que essas tecnologias não estarão no iPhone 5. Assim, há uma chance de que a empresa planeje empregá-las no iPad 3, que pode até se chamar iPad 3D.
Hollywood aplaude
A ideia de um iPad 3D agrada aos estúdios de Hollywood, que veem, nessa tecnologia, uma oportunidade para a venda de filmes. Outra óbvia interessada é a indústria de jogos digitais. Para a Apple, seria uma maneira de manter a imagem de produto avançado conquistada pelo iPad.
Com muitos concorrentes chegando ao mercado, fica cada vez mais difícil, para a Apple, diferenciar o iPad dos demais tablets. Ele já não é o mais fino (os atuais campeões, nesse quesito, são os Galaxy Tab 10.1 e 8.9, da Samsung). Também não é o que tem mais recursos nativos, já que existem modelos que incluem, por exemplo, TV e rádio FM, itens ausentes do tablet da Apple.
O iPad continua sendo o tablet mais amigável e o que tem maior acervo de aplicativos, além de ter a marca mais valorizada e o design mais elogiado. Mas os tablets com Android vem diminuindo gradualmente a distância também nesses itens. Assim, ter um bom sistema de captação e exibição de imagens 3D seria, para Apple, uma forma de continuar sendo vista como a grande inovadora nesse mercado. Não aos óculos

Quanto ao consumidor, seu interesse pelo 3D parece não estar no mesmo nível do empenho da indústria em vender essa tecnologia a ele. Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos pelo NPD Group mostrou que quase metade dos consumidores americanos rejeitam a ideia de ter um televisor 3D, independentemente do preço.
Naturalmente, o que vale para os televisores pode não valer para dispositivos portáteis, como o iPad. A pesquisa da NPD apontou que o que afasta os consumidores é, principalmente, o fato de precisarem usar óculos para ver as imagens em 3D na TV. Assim, telas que permitem visualizar essas imagens sem óculos especiais têm chances maiores de fazer sucesso.
Obviamente, a Apple não está sozinha ao apostar no 3D. A Nintendo diz que sua previsão é vender 11,6 milhões de unidades do videogame portátil 3DS neste ano. E a LG marcou seu ponto com o Optimus 3D, o primeiro celular com tela 3D. Ambos permitem ver as imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais.
É o que se espera, também, do iPad 3. Naturalmente, como a Apple não fala de produtos futuros, é preciso esperar para saber se os rumores vão se confirmar ou se eles são mesmo apenas rumores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário