sábado, 7 de maio de 2011

iPhone registra secretamente a localização do usuário

Pesquisadores descobriram que o iPhone e o iPad 3G, da Apple, registram constantemente a localização do usuário. Os dados ficam ocultos no aparelho, mas podem ser lidos

Aline Monteiro, de

São Paulo - Dois pesquisadores independentes, Alasdair Allan e Pete Warden, anunciaram, hoje, que o iPhone e o iPad 3G registram constantemente a localização de seus usuários num arquivo oculto dentro dos aparelhos.
Não se sabe o porquê de a Apple querer fazer esses registros e nem como ela pode fazer uso deles. Mas, de acordo com os pesquisadores, desde o lançamento do iOS 4.0, todos os aparelhos estão salvando as coordenadas, mesmo com o GPS desligado. Isso é possível porque o sistema usa as torres de telefonia celular para definir a latitude e a longitude do usuário e registra tudo junto com os horários, num arquivo chamado “consolidated.db”. As informações não são precisas, mas são bastante detalhadas.
Esse tipo de registro é feito normalmente pelas operadoras de celular, mas os dados são mantidos em sigilo. Essas informações só podem ser abertas se houver uma ordem judicial para isso.
Com a descoberta, os pesquisadores afirmam que, agora, as informações estão desprotegidas. O mecanismo que grava os dados de localização na memória do iPhone não os envia a nenhum lugar. No entanto, um hacker com o iPhone de alguém em mãos consegue facilmente copiar os dados do arquivo “consolidated.db”.
Allan e Warden recomendam, aos usuários que queiram se proteger, criptografar seus dados por meio do iTunes (clicando em Criptografar Arquivos, no menu Opções). Para quem deseja visualizar os próprios dados, a dupla criou um aplicativo que está disponível para download. Warden já foi funcionário da Apple no passado e Allan atua como pesquisador independente na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Ele já publicou livros sobre programação para plataformas Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário