sábado, 21 de maio de 2011

Quando o impacto é grande, o conteúdo é espontâneo

Guerrilha é um termo que se refere originalmente à estratégia em que os combatentes se movem com extrema rapidez, geralmente com poucos equipamentos, mas contam com ataques-surpresa aos inimigos. Nesses casos, o investimento em material bélico não é grande, mas guerrilheiros conhecem muito bem o terreno de combate e, muitas vezes, contam com a ajuda da população.

A expressão foi reaproveitada para dar nome ao tipo de ação de marketing que ocorre sem investimentos altos e, na maioria dos casos, em uma curta duração de tempo, mas suficiente para chamar a atenção de um grande número de pessoas.
Ações de marketing de guerrilha acontecem fora das mídias convencionais justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas mídias sociais. Por esse motivo, precisam "sair do quadrado", ser criativas, extremamente originais e impactantes.

Post-it: a memória é frágil

A post-it tinha uma boa circulação em escritórios e empresas, mas recebia pouca atenção de estudantes. A ação de marketing de guerrilha promovida pela marca buscava, portanto, atingir esse público e conseguir estabelecer uma conexão com as necessidades dele.
Na porta de uma das principais universidades do Peru, a marca instalou um letreiro feito de gelo, com a seguinte frase esculpida: "Devolver o livro de inglês".
Com o decorrer do dia, o gelo foi derretendo, desmanchando a mensagem e reforçando a ideia de que assim como o gelo, a memória era frágil e não se podia confiar muito nela.
A intervenção foi criada pela agência El Garaje Lowe, do Peru.

Exame.com (21/05/2011)

2 comentários:

  1. Sabe Sr.Fleury, analiso que seja uma excelente oportunidade das empresas, se reinventarem através do mkt de guerrilha, pois é menos despendioso para elas, e, além do mais, sejamos racionais; como diz o Hermann Simon: "O custo é o lucro da sobrevivência", quero dizer todas as empresas, nos dias atuais, estão:
    Minimizando seu passivo-circulante;
    E maximizando seu ativo-circulante, e, podemos encarar também, a médio longo prazo, pois imediatismo, não corresponde a um planejamento sustentável e racional, nas devidas proporções, por uma análise PAY-BACK.
    Luiz Augusto Silveira Sayegh.

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