quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Todos os Caixas Têm de Ser Mau Humorados?

Está se tornando uma constante, no comércio de Belo Horizonte, o mau humor dos (as) atendentes de caixa.

Deixei de frequentar um supermercado, do qual era cliente há 4 anos, pelo mau humor e a cara fechada das caixas, na hora de fazer o checkout. E isto aconteceu, porque eu reclamei com a empresa e nada mudou.

O que estará acontecendo?

Outro exemplo: no sábado passado, às 8:00 horas da manhã, entrei numa grande rede de drogarias de Belo Horizonte, pretendendo comprar uns bombons, para um curso que estava ministrando. Era o único cliente da loja, naquele horário. Fui para o lugar demarcado para a fila do caixa e fiquei aguardando que uma das duas atendentes, que estavam num papo super animado sobre a vida de uma terceira pessoa, me desse o sinal de: “caixa livre”. Como, depois de certo tempo, vi que não seria chamado, abordei as caixas, perguntando qual poderia me atender. Uma delas, sem interromper a animada conversa, estendeu a mão e pegou a minha cestinha. Num mesmo gesto, ainda sem interromper o papo, vez por outra atravessado por uma gargalhada, pegou automaticamente o meu cartão de crédito e passou na máquina, como débito. Neste momento, não conseguindo disfarçar o meu descontentamento, pedi desculpa por estar sendo tão indelicado, e disse que gostaria que elas dessem uma pausa na conversa, para prestar atenção no que estavam fazendo. As gargalhadas cessaram instantaneamente e, na mesma hora, o mau humor (tão meu conhecido) se instalou em seus rostos. Paguei e saí, prometendo a mim mesmo, nunca mais voltar àquela filial.

Me pergunto novamente, o que estará acontecendo?

Será que as condições de trabalho da profissão são ruins? Acredito que não, pois conheço pessoas que ganham a vida com trabalhos muito mais desgastantes e nem por isto perdem o bom humor.

Seria o salário? Também acho que não, pois salário é consequência do trabalho. Bom trabalho, bom salário.

Seria falta de treinamento? Só me restou esta alternativa. Parece-me que: os empresários estão preocupados em treinar sua equipe de vendas para o bom atendimento e, seus caixas, apenas, para as funções de crédito e cobrança. Parece que ninguém falou ainda, para estes profissionais que o bom atendimento é prestado por toda a equipe e a falta de um sorriso ou atenção, na hora do pagamento (talvez a etapa mais delicada de todo o processo de venda) , pode por a perder todo o esforço despedido pela equipe, no encantamento do cliente.

Senhores empresários, treinem seus caixas, pois, sua empresa pode estar perdendo, até, 96% dos clientes insatisfeitos, que não reclamam e não voltam, sem saber. Mas estes clientes sabem e, estão no mercado, divulgando seu mau atendimento, expresso pelo mau humor dos seus caixas.

José Luciano Silveira Furtado

2 comentários:

  1. Olá José Luciano! Tudo bem? Eu sou a Florence sua amiga de facebook! Acho que eu seria uma boa fonte de pesquisa sobre este assunto! Me mudei para o Canadá há 6 meses! Sou administradora e no momento estou trabalhando aqui como caixa em uma grande rede de supermercados! Enquanto li sua postagem, várias respostas me vieram à cabeça!

    - falta do dono/diretor bem próximo o tempo todo
    - o nível das pessoas que trabalham como caixa no Brasil
    - o salário muito baixo pra esse tipo de trabalho
    - a pressão sofrida pelo fato de trabalhar com dinheiro
    - a obrigação de ter que pagar uma possível diferença de caixa

    Bom, no supermercado onde trabalho, os caixas são extremamente educados! É até meio exagerado! Isso porque a dona da rede (ela mesmo, uma senhorinha milionária) fica embalando as mercadorias do clientes enquanto fiscaliza o trabalho dos caixas!!(o olho do dono é que engorda o porco :)) Quando não é o diretor da filial que faz isso! Colocando a mão na massa mesmo, enquanto se mostram bem presentes!
    Além disso não precisamos arcar com diferenças de caixa! Eles consideram aceitável até um certo ponto!
    Outro ponto importante, eles contratam sempre imigrantes recém chegados com formação superior! Estão dispostos a esse tipo de trabalho enquanto treinam a língua! Com isso eles tem funcionários com o nível de educação bem mais elevado e que desempenham seu trabalho com muito mais qualidade!
    Mas vou te contar: com toda a educação, vários Bonjour's e Merci's e muito sorriso no rosto, muitos clientes são extremamente mal educados! E dependendo do nível da grosseria, é preciso muito profissionalismo para manter a calma, a paciência e o bom humor!

    Abraços,

    Florence

    ResponderExcluir
  2. Olá Florence, que bom te ver por aqui.
    Concordo plenamente com tudo que vc expôs aqui. Só não concordo muito com a questão de salários, pois, cada um faz o seu salário. Se o profissional não tem nenhum diferencial competitivo (não tem nada que o diferencia do concorrente), seu salário só poderá ser o básico. O Brasil, está vivendo um grande "APAGÃO" de "Talentos". Sobram postos de trabalho e faltam profissionais qualificados. Da mesma maneira, o mundo vem sofrendo um "APAGÃO" de "Clientes". Sendo assim, não podemos nos dar ao luxo de perdê-los, por mais difíceis que sejam. Muito obrigado pelo seu comentário. Bjos.

    ResponderExcluir