Coleção Pelemania colocou a Arezzo entre trend topics do Twitter; empresa comunicou retirada das peças de pele após protestos
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- 18/04/2011 21:29
Foi com esse texto, publicado em seu site, que a grife de bolsas e sapatos Arezzo anunciou o fim da Pelemania, coleção baseada em peles de animais. Ecologicamente incorreta, a coleção se tornou alvo de críticas ferrenhas nas redes sociais, especialmente no Twitter, onde chegou a emplacar dois tópicos entre os mais comentados pelos usuários de microblogs.
No comunicado oficial, a grife procura tirar o corpo fora da polêmica, alegando que suas peças seguem todas as formalidades legais e que não entende como sua responsabilidade “o debate de uma causa tão ampla e controversa”. No site da marca, já não é possível encontrar nenhuma referência à coleção, apenas a produtos de pele sintética.
As hashtags #arezzo e #pelemania estiveram entre as mais comentadas durante todo o dia. A grande maioria dos comentários era de tipo negativo e questionava a postura ecologicamente incorreta da empresa. “Casacos de pele em pleno século XXI, no auge da sustentabilidade. Muito estratégico”, ironizou um usuário. Mesmo após a Arezzo ter anunciado que retiraria das lojas os produtos, os internautas continuam questionando a postura da empresa. “A #arezzo tirou a #pelemania de circulação, mas os animais continuam mortos”, afirmou um deles. Outro chegou a questionar a estratégia de divulgação da marca: “Só eu que acho que a campanha #pelemania da @arezzo_ foi de propósito? Baita sacada de marketing”, disse.
Isso mostra que o marketing DEVE acompanhar de perto o mercado não apenas para um lançamento, mas para se manter em sintonia com as tendências e características do consumidor. Hoje é muito fácil opinar, questionar e protestar pelas redes sociais, e isso exige mais ainda do compromisso dos profissionais de marketing e publicidade em manterem-se antenados e zelosos por qualquer veiculação ou projeto lançados.
ResponderExcluirMuito pertinente seu comentário, Bruno. Com as redes sociais, qualquer descuido não passa despercebido.
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